Como investir na bolsa de valores de acordo com seu perfil
- SOTÉ Trader
- 3 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje em dia é simples e prático investir na bolsa de valores, basta ter acesso à internet. É possível abrir uma conta em uma corretora de sua preferência usando apenas aplicativo no celular. Ao cadastrar-se, o acesso é geralmente liberado em poucos horas.
É necessário responder um pequeno questionário pelo próprio app ou site para identificar o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Uma vez traçado, este é o resultado da análise das suas características em relação a investimentos e ao risco envolvido. A forma como você lida com os acontecimentos no mercado é o que determina o seu perfil de investidor que é ligado diretamente à personalidade e objetivos. Vamos às características de cada perfil:
Conservador
Preferem comprar ativos que protegem o capital, mitigando qualquer perda que possam ter, mas é importante deixar claro que não existe investimento 100% seguro. Esse tipo de investimento geralmente possui uma rentabilidade menor que qualquer outro tipo. Os investimentos mais comuns para este perfil são:
CDB;
LCI;
LCA;
Tesouro Direto;
Fundos de Renda Fixa conservadores;
Debêntures;
Poupança.
Moderado
É o tipo de investidor que não fica em cima do muro, pelo contrário, sabe diversificar muito bem os dois lados, não é exclusivamente conservador a ponto de alocar todo o patrimônio em renda fixa ou tão arrojado ao pôr todo o capital em investimentos e especulações de alto risco. Esse investidor sabe dosar, em porcentagem, a carteira entre segurança e controlar os riscos em investimentos mais diversificados. Para este perfil os investimentos mais qualificados são:
Títulos de renda fixa pré e pós-fixados;
Títulos de renda fixa indexados ao IPCA;
Fundos Imobiliários e multimercados ;
Fundos de Ações.
Arrojado
O perfil que mais arrisca no mercado, não que isso queira dizer irresponsável, pelo contrário, consegue potencializar seus ganhos e controlar os riscos. Sabe que a renda variável tem oscilações tanto para baixo quanto para cima; ciente disso, o investidor moderado suporta, a longo prazo, as quedas no mercado; ele toma suas próprias decisões, desconsiderando um assessor de investimentos; é criterioso e estudioso, precisa se dedicar muito mais que os outros perfis, e tem por consequência os melhores rendimentos; tem a preferência em ativos que possam alavancar e com alta liquidez como:
Ações;
Mercado Futuro;
Operações com Opções.
Uma vez identificado o perfil, é hora de fazer seus investimentos, você já pode escolher o melhor ativo e modalidade para o investimento que mais lhe agrada. Os sites e apps das corretoras são bem intuitivos e fáceis de usar, eles possuem, também, tutoriais para uso do home broker.
Para ajudar ainda mais, assinando ASA TRADER você tem acesso aos mais variados e promissores traders em ações. Seja membro!